SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HERLY PARENTE (01)
PROFESSOR: MAX DANIEL ALVES BEZERRA
ANO DE ESCOLARIDADE: 1º; 3º E 5º ANOS
TURNO: MATUTINO E VESPERTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTE/ENSINO DE TEATRO
PLANEJAMENTO ANUAL
ANO DE 2016
NATAL/RN, 2016
##############################################################################
1. APRESENTAÇÃO (02)
Como professor de Arte/Ensino de Teatro da Rede Municipal de Educação de Natal, lotado na Escola Municipal Professor Herly Parente, pretendo através da minha atuação como professor mediador, focar no aluno o interesse pelas artes, com o objetivo de socializa-lo e de torna-lo um ser humano mais participativo; interativo; formador de opiniões aprendendo a respeitar as inúmeras diversidades culturais do planeta; dos países; regiões; de outras comunidades e principalmente a sua, onde mora, resgatando hábitos saudáveis e artísticos tornando-o mais sensível; crítico e autêntico facilitando a comunicação com o outro.
2. JUSTIFICATIVA
Através das artes, incluindo as artes visuais; a dança; a música e o teatro, o educador pode perceber traços da personalidade do aluno através do seu comportamento individual e em grupo permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do objetivo pedagógico observando-se e criando formas de se trabalhar e avançar no sucesso da sua socialização; criatividade; coordenação motora; memorização; vocabulário; percepção; emoção; intuição e no raciocínio rápido e lógico.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
Fortalecer e ampliar a formação intelectual e social da Escola no sentido de que o aluno possa melhorar a sua interação com o meio, através de procedimentos lúdicos; de dinâmicas utilizando jogos teatrais criando e fortalecendo estratégias para que o educando tenha oportunidades na prática da tolerância com sujeitos de diferentes classes e grupos sociais e no confronto de valores éticos; linguísticos; morais; religiosos; econômicos e sociais distintos, como:
3.2. Objetivos específicos
Reduzir a indisciplina no ambiente escolar;
Promover mecanismos que integrem efetivamente o aluno na escola;
Oportunizar aos alunos atividades que elevem hábitos culturais relevantes;
Viabilizar maior espaço lúdico no ambiente escolar;
Estabelecer estratégias para aquisição e formação de hábitos, atitudes e valores;
Reduzir o nível de evasão;
Elevar o nível geral de aprovação.
3.3. Objetivos em forma de projetos
Enfatizar durante todo o ano de 2016 a importância da páscoa; das tradições juninas; do folclore e cultura popular e principalmente o grande evento mundial que é "As olimpíadas do Rio de Janeiro 2016" transmitida para o mundo inteiro.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º ANO - ARTE COM FOCO NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS (ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA E TEATRO)
A origem das artes no mundo: artes visuais; música; dança e teatro;
Arte rupestre
Contação de histórias utilizando os recursos da criatividade; improvisação e dramatização;
Cores primárias e secundárias, quentes e frias;
Formas geométricas (quadrado; triângulo; retângulo e círculo) - composição;
Desenho; pintura; recorte e colagem;
Criação de máscaras;
Letramento;
Reciprocidade da disposição do espaço - Perto/longe;
Ponto e linha;
Silhueta;
Simetria;
Desenho animado;
Dobradura em papel - origami;
Estampagem;
Folclore - brinquedos e brincadeiras infantis;
Músicas e comunicação;
Recorte e montagens - Enfeites de Natal.
3º ANO - ARTE COM FOCO NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS (ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA E TEATRO)
Cultura visual;
Desenho; pintura; recorte e colagem;
Alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
Interpretação de pequenas poesias ou pequenos textos prontos, utilizando o corpo e voz;
Simetria;
Tangram;
Móbiles;
Monocromia e policromia;
Arte popular;
Pintura brasileira;
Técnica de pintura sobre lixa;
Estilização; Figura e movimento;
Trabalhos com sucata;
Origami - dobradura em papel;
Composições com papel rasgado e recortado;
Ponto geométrico e ponto gráfico;
Cores primárias e secundárias, quentes e frias;
Folclore e cultura popular;
Recorte e montagens - Enfeites de Natal;
Ensaios e apresentações de pequenos textos prontos ou criados por eles mesmo.
5º ANO - ARTE COM FOCO NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS (ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA E TEATRO)
A origem do teatro nas primeiras civilizações do mundo antigo;
A origem do teatro na Grécia antiga;
Linguagem teatral ;
Tragédia; comédia e sátira;
Atores; atrizes; protagonistas; antagonistas e personagens sem voz (figurantes);
Alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
Expressão corporal o aquecimento do artista;
Recursos da encenação;
Texto teatral; drama; narrador;
Mímica a ate do silêncio;
Fantoches e mamulengos - a arte dos bonecos;
O circo;
Sonoplastia; sonoplasta; iluminação; iluminador;
Texto; improvisação; criatividade; dramaturgia; espetáculo; interpretação e marcação de palco;
Ator e personagem;
Roteiro;
O teatro no contexto local;
Monólogo;
Artes cênicas e os festejos juninos: forró pé de serra; xote; baião, quadrilhas e xaxado;
Artes cênicas e o teatro folclórico; pastoril; boi calemba; bambelô; congos; fandango; coco de roda; capoeira; samba de roda e maculelê;
Literatura de cordel;
Musical;
Ópera;
Teatro de sombras;
Teatro Invisível;
Teatro Épico;
Teatro da improvisação;
Comédia Stand-up;
Teatro surreal;
Teatro lambe-lambe;
Jogral; encenação; milagres; mistério;
Teatro contemporâneo;
Ensaios e apresentações de pequenos textos prontos ou criados por eles mesmo.
5. METODOLOGIA
Alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
Desenvolver através dos jogos a atenção; observação; improvisação; raciocínio rápido e lógico;
Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática; espaço cênico; personagem e ação dramática;
Estimular a improvisação a partir dos estímulos diversos (temas; textos dramáticos; poéticos; jornalísticos; objetos; máscaras; situações físicas, imagens e sons);
Pesquisa e a elaboração e utilização de cenário; figurino; maquiagem; adereços; objetos de cena; iluminação e som;
Pesquisa, elaboração e utilização de máscaras; bonecos e de outros modos de apresentações teatrais;
Explorar as competências corporais e de criação dramática;
Reconhecer e integrar-se com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral procurando inserir nas aulas a prática diária de leitura através de poesias, frases e pequenos textos retirados de livros de autores conhecidos do universo infantil;
Interação ator-espectador na criação dramatizada;
Observar, apreciar e analisar os trabalhos artísticos realizados por outros grupos;
Criar textos e encenar com grupos formados dentro da sala de aula ou fora dela;
Compreender, apreciar e analisar as diferentes manifestações culturais do bairro; cidade ou região;
Pesquisas sobre os diversos gêneros artísticos brasileiros, bem como, autores; cantores; dramaturgos; poetas; escritores; atores; dançarinos; músicos e artistas consagrados no "mundo" das artes visuais;
Conhecer locais relacionados as artes como teatros prédios; museus; feiras de artesanato e locais turísticos;
Utilização de seminários;
Uso da internet procurando nas suas diversas funções, a aprendizagem educativa;
Criar um grupo de teatro formado por alunos da escola.
6. RECURSOS UTILIZADOS
Lousa para aulas teóricas;
Espaço para oficinas e ensaios;
Equipamento de som;
CDs ou Pen Drive de músicas para o aquecimento; alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
E.V.A; tecido TNT; tecidos de pano; maquiagem; tinta guache;
Adereços e acervo de figurinos para uso contínuo;
Utilização do projeto UCA e os seus diversos recursos;
Criação de um blog para ajudar nas aulas.
7. AVALIAÇÃO
A estratégia usada para avaliação é sentir e presenciar se o aluno desenvolve a capacidade de atenção, concentração, observação e a sua capacidade de se organizar em grupo ampliando a capacidade de ver e ouvir na interação com os seus colegas, colaborando com respeito e solidariedade;
Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada um em relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros;
Avalia-se também a pontualidade; responsabilidade e compromisso.
TESGA 2014

domingo, 12 de junho de 2016
domingo, 6 de março de 2016
PARABÉNS TESGUIANOS PELO EXCELENTE ENSAIO DA PAIXÃO DE CRISTO 2016 DO GRUPO TESGA NESTE SÁBADO, DIA 05/03/2016
O GRUPO TESGA está preparado para emocionar;avivar a sua fé; evangelizar o seu público e comover as as multidões com a PAIXÃO DE CRISTO 2016.
.
CONFIRA ABAIXO IMAGENS DO ENSAIO DESTE SÁBADO, 05 DE FEVEREIRO DE 2016
Agenda de apresentações: 19 a 27 de março de 2016
Acredite, você pode tudo
Se nada mudar, invente, e quando mudar, entenda.
Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça.
Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie.
E quando recomeçar, acredite.
Você pode tudo.
Tudo consegue pelo amor, e pela fé que você tem em Deus!
luta...
coragem...
criatividade...
força...
A química dos personagens...
A DIREÇÃO DO GRUPO TESGA TEM COMO OBJETIVO A QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE, POR ISSO UM TEXTO BASEADO EM UMA HORA E 30 MINUTOS DE DURAÇÃO COM UM ELENCO ONDE SÓ 09 PERSONAGENS FALAM, TORNA-SE MAIS UM DESAFIO QUE NOS INSTIGA A PROCURAR O MELHOR PARA O NOSSO PÚBLICO USANDO TODOS OS ELEMENTOS CÊNICOS NECESSÁRIOS PARA UM GRANDIOSO ESPETÁCULO.
DEPOIS DE CINCO MESES DE OFICINAS DE CORPO; VOZ E ENSAIOS, SÁBADO (12/03/2016) TEREMOS O NOSSO ÚLTIMO ENSAIO A PARTIR DAS 18 HORAS.
#serTESGAébomdemais porque vivemos na união; na força da amizade; no compromisso da pontualidade;da responsabilidade e no dever da solidariedade;do diálogo; da justiça e humildade.
PARABÉNS GRUPO TESGA.
O entusiasmo...
A empolgação...
As batalhas que são vencidas...
Com a fé tudo se conquista...
Talento e obstinação...
Experiência...
Seriedade...
A DIREÇÃO DO GRUPO TESGA ESTÁ SATISFEITA PORQUÊ TEM COMO OBJETIVO A QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE. POR ISSO UM TEXTO BASEADO EM UMA HORA E 30 MINUTOS DE DURAÇÃO COM UM ELENCO ONDE SÓ 09 PERSONAGENS FALAM COM UMA FIGURAÇÃO BEM "LAPIDADA" É MAIS UM GRANDE DESAFIO QUE NOS MOTIVA A PROCURAR O MELHOR PARA O NOSSO PÚBLICO USANDO TODOS OS ELEMENTOS CÊNICOS NECESSÁRIOS PARA UM GRANDIOSO ESPETÁCULO.
DEPOIS DE CINCO MESES DE OFICINAS DE CORPO; VOZ E ENSAIOS, SÁBADO (12/03/2016) TEREMOS O NOSSO ÚLTIMO ENSAIO A PARTIR DAS 18 HORAS. Por isso que #serTESGAébomdemais
PARABÉNS GRUPO TESGA.
A ceia larga...
A Ascensão...
A luxúria e o escárnio diante de Jesus...
Os ladrões...
Apóstolos...
Ladrões crucificados...
As libertações...
A sensualidade...
A morte de Jesus e a salvação da humanidade...
A agilidade das autoridades contra a humildade de Jesus...
O GRUPO TESGA ESTÁ DE PARABÉNS PELA BRAVURA; PELA DETERMINAÇÃO; PELA CORAGEM; PELA PONTUALIDADE; PELO COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE DOS GUERREIROS "TESGUIANOS" NO EXCELENTE ENSAIO REALIZADO NESTE SÁBADO, DIA 05 DE MARÇO DE 2016.
DEPOIS DE CINCO MESES DE OFICINAS DE CORPO; VOZ E ENSAIOS, SÁBADO (12/03/2016) TEREMOS O NOSSO ÚLTIMO ENSAIO A PARTIR DAS 18 HORAS. Por isso que #serTESGAébomdemais
PARABÉNS GRUPO TESGA.
CONFIRA IMAGENS DO ENSAIO DESTE SÁBADO(05/03/2016)
As curas e milagres...
As profecias...
Soldados guardam o túmulo de Jesus...
A santa ceia...
O sofrimento...
A dança...
Os milagres...
O bacanal de Herodes..
O sofrimento doloroso de Maria a mãe de Jesus...
O encontro de Jesus com o seu povo...
Os fenômenos celestiais...
A ressurreição da filha de Jairo...
O abandono de Jesus e o sofrimento...
Agilidade...
A sensualidade e o talento na dança...
A determinação dos Tesguianos...
Ninguém é insubstituível...
Parabéns a bravura dos Tesguianos
A emoção...
O s guerreiros Tesguianos preparados para vencer a guerra...
Tesquianos em luta para vencer...
A tortura do encontro de Jesus com a sua mãe Maria...
O talento...
A expresão cênica...
A Ascensão.
Assinar:
Postagens (Atom)