SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HERLY PARENTE (01)
PROFESSOR: MAX DANIEL ALVES BEZERRA
ANO DE ESCOLARIDADE: 1º; 3º E 5º ANOS
TURNO: MATUTINO E VESPERTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTE/ENSINO DE TEATRO
PLANEJAMENTO ANUAL
ANO DE 2016
NATAL/RN, 2016
##############################################################################
1. APRESENTAÇÃO (02)
Como professor de Arte/Ensino de Teatro da Rede Municipal de Educação de Natal, lotado na Escola Municipal Professor Herly Parente, pretendo através da minha atuação como professor mediador, focar no aluno o interesse pelas artes, com o objetivo de socializa-lo e de torna-lo um ser humano mais participativo; interativo; formador de opiniões aprendendo a respeitar as inúmeras diversidades culturais do planeta; dos países; regiões; de outras comunidades e principalmente a sua, onde mora, resgatando hábitos saudáveis e artísticos tornando-o mais sensível; crítico e autêntico facilitando a comunicação com o outro.
2. JUSTIFICATIVA
Através das artes, incluindo as artes visuais; a dança; a música e o teatro, o educador pode perceber traços da personalidade do aluno através do seu comportamento individual e em grupo permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do objetivo pedagógico observando-se e criando formas de se trabalhar e avançar no sucesso da sua socialização; criatividade; coordenação motora; memorização; vocabulário; percepção; emoção; intuição e no raciocínio rápido e lógico.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
Fortalecer e ampliar a formação intelectual e social da Escola no sentido de que o aluno possa melhorar a sua interação com o meio, através de procedimentos lúdicos; de dinâmicas utilizando jogos teatrais criando e fortalecendo estratégias para que o educando tenha oportunidades na prática da tolerância com sujeitos de diferentes classes e grupos sociais e no confronto de valores éticos; linguísticos; morais; religiosos; econômicos e sociais distintos, como:
3.2. Objetivos específicos
Reduzir a indisciplina no ambiente escolar;
Promover mecanismos que integrem efetivamente o aluno na escola;
Oportunizar aos alunos atividades que elevem hábitos culturais relevantes;
Viabilizar maior espaço lúdico no ambiente escolar;
Estabelecer estratégias para aquisição e formação de hábitos, atitudes e valores;
Reduzir o nível de evasão;
Elevar o nível geral de aprovação.
3.3. Objetivos em forma de projetos
Enfatizar durante todo o ano de 2016 a importância da páscoa; das tradições juninas; do folclore e cultura popular e principalmente o grande evento mundial que é "As olimpíadas do Rio de Janeiro 2016" transmitida para o mundo inteiro.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º ANO - ARTE COM FOCO NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS (ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA E TEATRO)
A origem das artes no mundo: artes visuais; música; dança e teatro;
Arte rupestre
Contação de histórias utilizando os recursos da criatividade; improvisação e dramatização;
Cores primárias e secundárias, quentes e frias;
Formas geométricas (quadrado; triângulo; retângulo e círculo) - composição;
Desenho; pintura; recorte e colagem;
Criação de máscaras;
Letramento;
Reciprocidade da disposição do espaço - Perto/longe;
Ponto e linha;
Silhueta;
Simetria;
Desenho animado;
Dobradura em papel - origami;
Estampagem;
Folclore - brinquedos e brincadeiras infantis;
Músicas e comunicação;
Recorte e montagens - Enfeites de Natal.
3º ANO - ARTE COM FOCO NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS (ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA E TEATRO)
Cultura visual;
Desenho; pintura; recorte e colagem;
Alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
Interpretação de pequenas poesias ou pequenos textos prontos, utilizando o corpo e voz;
Simetria;
Tangram;
Móbiles;
Monocromia e policromia;
Arte popular;
Pintura brasileira;
Técnica de pintura sobre lixa;
Estilização; Figura e movimento;
Trabalhos com sucata;
Origami - dobradura em papel;
Composições com papel rasgado e recortado;
Ponto geométrico e ponto gráfico;
Cores primárias e secundárias, quentes e frias;
Folclore e cultura popular;
Recorte e montagens - Enfeites de Natal;
Ensaios e apresentações de pequenos textos prontos ou criados por eles mesmo.
5º ANO - ARTE COM FOCO NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS (ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA E TEATRO)
A origem do teatro nas primeiras civilizações do mundo antigo;
A origem do teatro na Grécia antiga;
Linguagem teatral ;
Tragédia; comédia e sátira;
Atores; atrizes; protagonistas; antagonistas e personagens sem voz (figurantes);
Alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
Expressão corporal o aquecimento do artista;
Recursos da encenação;
Texto teatral; drama; narrador;
Mímica a ate do silêncio;
Fantoches e mamulengos - a arte dos bonecos;
O circo;
Sonoplastia; sonoplasta; iluminação; iluminador;
Texto; improvisação; criatividade; dramaturgia; espetáculo; interpretação e marcação de palco;
Ator e personagem;
Roteiro;
O teatro no contexto local;
Monólogo;
Artes cênicas e os festejos juninos: forró pé de serra; xote; baião, quadrilhas e xaxado;
Artes cênicas e o teatro folclórico; pastoril; boi calemba; bambelô; congos; fandango; coco de roda; capoeira; samba de roda e maculelê;
Literatura de cordel;
Musical;
Ópera;
Teatro de sombras;
Teatro Invisível;
Teatro Épico;
Teatro da improvisação;
Comédia Stand-up;
Teatro surreal;
Teatro lambe-lambe;
Jogral; encenação; milagres; mistério;
Teatro contemporâneo;
Ensaios e apresentações de pequenos textos prontos ou criados por eles mesmo.
5. METODOLOGIA
Alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
Desenvolver através dos jogos a atenção; observação; improvisação; raciocínio rápido e lógico;
Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática; espaço cênico; personagem e ação dramática;
Estimular a improvisação a partir dos estímulos diversos (temas; textos dramáticos; poéticos; jornalísticos; objetos; máscaras; situações físicas, imagens e sons);
Pesquisa e a elaboração e utilização de cenário; figurino; maquiagem; adereços; objetos de cena; iluminação e som;
Pesquisa, elaboração e utilização de máscaras; bonecos e de outros modos de apresentações teatrais;
Explorar as competências corporais e de criação dramática;
Reconhecer e integrar-se com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral procurando inserir nas aulas a prática diária de leitura através de poesias, frases e pequenos textos retirados de livros de autores conhecidos do universo infantil;
Interação ator-espectador na criação dramatizada;
Observar, apreciar e analisar os trabalhos artísticos realizados por outros grupos;
Criar textos e encenar com grupos formados dentro da sala de aula ou fora dela;
Compreender, apreciar e analisar as diferentes manifestações culturais do bairro; cidade ou região;
Pesquisas sobre os diversos gêneros artísticos brasileiros, bem como, autores; cantores; dramaturgos; poetas; escritores; atores; dançarinos; músicos e artistas consagrados no "mundo" das artes visuais;
Conhecer locais relacionados as artes como teatros prédios; museus; feiras de artesanato e locais turísticos;
Utilização de seminários;
Uso da internet procurando nas suas diversas funções, a aprendizagem educativa;
Criar um grupo de teatro formado por alunos da escola.
6. RECURSOS UTILIZADOS
Lousa para aulas teóricas;
Espaço para oficinas e ensaios;
Equipamento de som;
CDs ou Pen Drive de músicas para o aquecimento; alongamento; expressão corporal; relaxamento; respiração e concentração;
E.V.A; tecido TNT; tecidos de pano; maquiagem; tinta guache;
Adereços e acervo de figurinos para uso contínuo;
Utilização do projeto UCA e os seus diversos recursos;
Criação de um blog para ajudar nas aulas.
7. AVALIAÇÃO
A estratégia usada para avaliação é sentir e presenciar se o aluno desenvolve a capacidade de atenção, concentração, observação e a sua capacidade de se organizar em grupo ampliando a capacidade de ver e ouvir na interação com os seus colegas, colaborando com respeito e solidariedade;
Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada um em relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros;
Avalia-se também a pontualidade; responsabilidade e compromisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário